o que significa beleza vegana?

A beleza segue a comida porque usamos muitos dos mesmos ingredientes. Se eles são bons para ingerir, então eles geralmente são ótimos para aplicar topicamente.

Assim como acontece com a comida, o cosmético vegano significa que o produto não contém nenhum ingrediente ou derivados de origem animal. Obviamente que é mais fácil verificar se um alimento é vegano ou não, sendo mais difícil com os produtos de beleza. Por isso, há uma grande necessidade destes produtos serem identificados.

Se você é vegano, é provável que também queira evitar produtos de origem animal em sua rotina de beleza. Tudo depende da ética do consumidor. Essa distinção está se tornando cada vez mais solicitada à medida que a educação em torno dos produtos de beleza cresce.

Quando as pessoas se comprometem com um verdadeiro estilo de vida vegano, elas decidem não consumir, vestir ou usar produtos de origem animal de nenhuma forma. Isso significa que não comem mel e nem usam couro ou lã. Para aqueles que optam pelo veganismo por razões éticas ou ambientais, é muito importante que eles possam confiar nos rótulos de seus produtos de beleza.

Os consumidores estão mais informados e capacitados, e exigem transparência sobre seus produtos – incluindo informações sobre as fontes de ingredientes. Ver a palavra “vegano” em um produto, tem certas conotações de segurança, ética e qualidade dos ingredientes para os clientes, sejam verdadeiros ou não. Portanto, mesmo se um cliente não for vegano, ele pode escolher um produto vegano em vez de um não-vegano porque interpretam o produto como mais seguro ou saudável.

Uma coisa a ter em mente, é que a origem de certos ingredientes também é muito importante. Você pode comprar de empresas conscientes que defendem os padrões de abastecimento de seus ingredientes não veganos que são mais favoráveis ​​aos animais e ao ecossistema. Um exemplo disso, o óleo de palma é vegano, mas se for obtido de forma não orgânica em um país com grandes populações de orangotangos, pode ser mais prejudicial aos animais do que o mel orgânico ou a cera de abelha. Portanto, independentemente de onde você está comprando, pode ser inteligente reservar um tempo para conhecer melhor as marcas das quais você está interessado.

Como exemplo de alguns ingredientes de origem animal encontrados em cosméticos temos a queratina, diferentes tipos de leite, mel, cera de abelha, lanolina (gordura de lã), esqualeno (óleo de fígado de tubarão), carmim (besouros esmagados), gelatina (ossos de vaca ou porco, tendões ou ligamentos), alantoína (vaca urina), âmbar cinza (vômito de baleia) e placenta (órgãos de carneiro).

Embora estes insumos sejam inofensivos, também não são melhores para você! Os ingredientes de origem animal não foram comprovados como superiores em eficácia, existindo inúmeras alternativas veganas saudáveis.

A ideia central do vegan é o respeito a vida animal.

Mas atenção, pois o termo “vegano”, que é sinônimo de “baseado em plantas”, também pode ser enganoso. Ele evoca imagens de verdes virtuosos e, por sua vez, saudáveis, o que não é necessariamente o caso.

Salgadinhos (chips) são acidentalmente veganos, mas não são saudáveis! É a mesma coisa com a maquiagem. Só porque é vegano e livre de crueldade não o torna saudável. Sua lista de ingredientes pode estar repleta de produtos químicos e insumos prejudiciais à saúde.

e como saber se um produto é vegano?

Como é o caso de produtos para a pele e maquiagem que afirmam ser limpos ou naturais, os produtos veganos não são verificados por nenhum órgão regulador. Não existe um organismo de certificação centralizado ou governamental. Mas, normalmente, a embalagem do produto apresenta o selo vegano como um de seus fatores de destaque. Se um produto tem um logotipo vegano, significa que todos os ingredientes do produto são veganos. Se apenas um ingrediente é derivado de animal, não é considerado vegano. No Brasil podemos verificar a autenticidade desta informação junto a SVB – Sociedade Brasilieira Vegetariana.

Os produtos veganos não precisam ser supercaros e difíceis de encontrar, como opções veganas econômicas. Felizmente já há muitas marcas – sofisticadas e acessíveis – que já estão fazendo exatamente isso.